revista

esportes

tv

famosos & etc

vídeos

ASSINE JÁ
CENTRAL
E-MAIL
Entrar >
02/06/2019 10h11 – Atualizado em 04/08/2019 13h21

Exercícios físicos ajudam a combater a baixa autoestima.

(1733 Votos)
5/5
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Programa Bem Estar debate cura dos sintomas da menopausa

Praticar exercícios físicos com regularidade faz bem à saúde. A máxima, recomendada por especialistas de diversas áreas médicas, se aplica também à mente: movimentar o corpo também aumenta a autoestima. As atividades físicas são um recurso importante para manter o equilibrio emocional.

De acordo com o psiquiatra Maurício Lima, os efeitos psicológicos são grandes. Alivia o estresse, melhora a memória, diminui a insegurança e a ansiedade. “Praticar exercícios, por si só, é excelente para a saúde do organismo, mas os ganhos de quem deixa o sedentarismo são maiores ainda e geram impactos não só na estética e no bem-estar físico. O sistema nervoso também lucra”.

O indivíduo pode extrair uma série de ganhos pessoais e aumentar a qualidade de vida

Segundo o especialista, trata-se de um efeito dominó. A saúde melhora e os benefícios se expandem para o restante do corpo. Ao praticar exercícios físicos o fluxo de sangue no cérebro melhora, os níveis de substâncias que aumentam a sensação de bem-estar cresce, a capacidade de lidar com problemas como, por exemplo, a insônia, fica maior. “Recuperar a autoestima fica mais fácil.

Casais e Atividades Físicas
Casais e Atividades Físicas

Entenda a relação

Além de fatores químicos do cérebro, como o aumento dos níveis de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar) e a melhora do fluxo sanguíneo, se exercitar pode ajudar a resolver e até mesmo eliminar vilões que jogam a autoestima para baixo. A perda de peso, a ansiedade, a falta de segurança, a dificuldade de lidar com as relações pessoais, depressão e a sensação de deslocamento, principais vilões da baixa autoestima, são contidos.

“Com a prática de exercícos uma pessoa resolve problemas emocionais distintos. A dificuldade de se relacionar com outras pessoas, por exemplo, pode ser combatida com atividades em equipe. A falta de confiança em si mesmo diminui com exercícios que exigem desafios. Os problemas de autoimagem e estéticos, como se sentir preterido por estar acima do peso, podem diluir com o gasto de calorias”, exemplifica Maurício.

Idosos que começam a perder a coordenação motora e dependentes químicos também se beneficiam na manutenção do bem-estar psíquico. Para manter o corpo bem condicionado e a mente mais saudável e esperta, os exercícios aeróbicos (andar de bicicleta, correr, nadar, caminhar e dançar) são os mais recomendados.

idoso e atividade física
idoso e atividade física

A prática e o surgimento de efeitos na autoestima, ressalta Maurício, depende da regularidade. É por isso que manter a disciplina é fundamental para que as mudanças de fato aconteçam. No mínimo, os exercícios devem ser feitos três vezes por semana. A escolha do exercício a ser seguido deve partir do gosto pessoal para que a atividade seja prazerosa.

Prestar atenção a detalhes também é necessário. Algumas atividades, quando praticadas com grande intensidade, podem gerar lesões em pessoas com pré-disposição a determinadas doenças, como no caso dos cardíacos. O acompanhamento de um profissional especializado para conduzir treinos é aconselhado, assim como não ignorar um fator determinante, como a aptidão física para fazer exercícios específicos.

11 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Esse conteúdo não recebe mais comentários.

Tereza Soares

Há 2 dias

Super indico Elalib! Depois que comecei a tomar, meus sintomas de calorão, ansiedade e insônia praticamente desapareceram! Estou muito feliz e pretendo continuar usando!

Rita Fraga

Há 3 dias

Depois que eu conheci o Elalib minha vida mudou completamente, se eu soubesse que funcionava tão bem já tinha comprado antes.

Marcia Silva

Há 2 dias

Comprei o meu ontem e estou ansiosa pela chegada para começar a usar!

Maria Clara​​

Há 2 dias

quais os sintomas tinha? Já toma a quanto tempo?

Lúcia Coelho

Há 3 dias

Comprei semana passada e paguei bem mais caro, se eu soubesse dessa promoção antes, rsrsrs. Mas mesmo assim acredito vai valer a pena!

Maria Clara

Há 4 dias

Esse produto é M A R A V I L H O S O! Sofri muito com a menopausa. Não tinha paciencia com ninguém. Meu marido não me aturava mas. Só com o elalib que minha vida mudou, estou com a auto-estima mil.

Rosa Intropidi

Há 4 dias

Maria quais os sintomas você tinha? Já toma a quanto tempo?

Maria Clara​

Há 2 dias

Nossa Rosa… muito calor, ressecamento, falta de vontade de fazer as coisas e até namorar. já estou no 5 mês, mas comecei a sentir uma melhora considerável com duas a três semanas

Sandrinha Machado

Há 2 semanas

Eu vi esse produto em uma propaganda de TV e resolvi comprar pra experimentar, pq sentia muita dor de cabeça, nervosismo, suava frio… Os 3 potes chegaram semana passada e em uma semana de uso já estou me sentindo melhor

Regina Carvalho

Há 1 semana

Ja tentei de tudo, até chá de folha e nada funciona por mais de uma semana. Estou tomando esse Elalib faz duas semanas e estou me sentindo ótima… Totalmente diferente de tudo que ja tentei, to muito feliz

Sandra Lima

Há 4 dias

Nossa eu também sentia muita dor de cabeça e ficava irritada, depois que comecei a tomar Elalib isso tudo acabou!

Get Latest News & Updates